Fazer Selagem No Cabelo Deixa Liso?

fazer selagem no cabelo deixa liso

 

Será que fazer selagem no cabelo deixa liso? Afinal, qual a finalidade deste tipo de procedimento capilar?

Pois, com tantas opções de tratamentos e técnicas, com infinitos objetivos, pode ser um pouco difícil escolher a melhor para você.

Conhecer os benefícios e o modo de aplicar cada uma dessas opções é o primeiro passo para descobrir qual é a melhor.

Se você quer conhecer um pouco mais sobre a selagem e saber se ela realmente deixa os cabelos lisos, acompanhe o nosso guia abaixo.

 

O que é selagem capilar?

Antes de qualquer coisa, é interessante você saber como funciona e o que realmente é a selagem capilar.

Muita gente associa este tipo de tratamento com o objetivo único de alisar os fios, o que não é verdade. A selagem capilar vai além disso: ela tem como objetivo selar o cabelo, a fim de fechar as cutículas, mantendo a hidratação dentro da fibra capilar.

Porém, vale ainda fazermos um adendo: a selagem não é hidratação ou nutrição. Ela pode ser caracterizada como uma reconstrução de massa, mas nunca deverá ser vista como um tratamento que hidrata os fios.

A selagem irá repor a massa nas regiões onde o fio esteja frágil e quebradiço. Além disso, ela fechará todas as cutículas do cabelo, mantendo essa massa por mais tempo. E se você fizer uma boa hidratação antes, esses nutrientes permanecerão na fibra capilar por mais tempo também.

Outro objetivo do tratamento é intensificar a cor dos fios, já que a sua textura ficará mais lisa e com menos porosidade.

 

Fazer selagem no cabelo deixa liso?

Mas afinal, fazer selagem no cabelo deixa liso? Sim e não! Sim, para os fios mais disciplinados, alinhados, com menos frizz sem volume e menos poroso. Não para os fios escorridos e lisos como os de progressiva.

Os seus cabelos irão ficar mais baixos e alinhados do que antes, podendo até perder ligeiramente a forma dos cachos ou das ondas, mas, como dissemos, perderá ligeiramente! O que em outras palavras significa que a forma não irá desaparecer completamente.

Portanto, o cabelo abaixa o volume e alinha, pois a porosidade dos fios desaparece. E é exatamente essa porosidade que muitas vezes provoca frizz, ondas, desalinhamento dos fios, etc. Mas, o objetivo da selagem não é um liso escorrido! E sim, um cabelo envelopado, capaz de manter nutrientes, lipídios e água no seu interior por muito mais tempo. Além de ser uma potente reconstrução capilar.

Ou seja, fazer selagem no cabelo não o deixa liso, mas sim, mais alinhado e com menos volume.

 

Selagem e progressiva são a mesma coisa?

Comumente as pessoas confundem a selagem capilar com a progressiva e até mesmo com o botox capilar. Porém, seguindo o nosso tópico anterior, a resposta mais óbvia é: não. Apesar de ambos os tratamentos contarem com químicas em suas composições, a progressiva tem o clássico objetivo de deixar os fios bem lisos.

Enquanto que a selagem parte em outro caminho: o de reconstruir a massa e selar todas as cutículas dos cabelos. Diminuindo pontas duplas, fios quebrados, etc.

Ambas dão um aspecto brilhoso e saudável aos cabelos, mas as finalidades são completamente diferentes.

Podemos caracterizar a escova progressiva mais como uma “maquiagem” para os fios, pois apenas quebra a sua estrutura e os mantêm lisos sem “tratar”. Enquanto que a selagem reconstrói (sendo um importante tratamento para fios quebradiços) e envelopa todo o comprimento, a fim de manter a saúde capilar por mais tempo.

 

Quem pode fazer selagem capilar?

A selagem capilar é recomendada para a maioria dos cabelos, porém, com algumas exceções. Pois, apesar de ser uma potente reconstrução, se os seus fios estiverem muito danificados, é aconselhável primeiro recuperá-lo um pouco.

Afinal, a selagem ainda será um tratamento químico! Ou seja, os seus cabelos podem não “suportar” muito bem.

Portanto, ela é recomendada para cabelos normais, que precisem de reconstrução para fortalecer os fios. E ainda, se você tem fios ondulados ou cacheados, é possível que os mesmos percam um pouco da definição. Pois como falamos, a selagem não irá alisar como uma escova progressiva, mas o seu efeito poderá proporcionar um alinhamento e relaxamento nos fios, reduzindo os cachos e as ondas definidas.

Em suma, a selagem pode ser feita por qualquer pessoa, desde que a mesma tenha em mente que:

  1. O cabelo poderá perder levemente a forma;
  2. O cabelo poderá não “receber” muito bem a química;
  3. O cabelo será reconstruído, mas não hidratado e nem nutrido.

 

Selagem capilar não substitui reconstruções caseiras

Apesar de repor expressivamente a massa nos fios, a selagem capilar não deve substituir as suas reconstruções caseiras. A única diferença é que você poderá fazer essas reconstruções – antes quinzenais – de trinta em trinta dias. Mas elas deverão permanecer no seu cronograma, ok?

Portanto, agora chegou a hora de você decidir se esta é uma boa opção para tratar os seus fios, encontrar uma cabeleireira de confiança e fazer o procedimento com segurança!

E lembre-se de sempre fazer o teste de mecha, como precaução de que os seus fios não irão se danificar com a química da selagem.

Com todos esses importantes cuidados, com certeza você terá ótimos resultados com a selagem.

1 ideia sobre “Fazer Selagem No Cabelo Deixa Liso?

  1. Eu usei a selagem redutora da origem sem formol e amei o resultado, foi exatamente como explicado NO POST acima.
    Amei o resultado .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *