Descolorante Sem Amônia: Melhores Marcas e Prós e Contras

descolorante sem amonia

 

Quem deseja ficar loira ou apenas ter algumas mechas mais claras no cabelo para iluminar o visual, sabe que essa transformação tem consequências para a saúde dos cabelos.

Fios quebradiços, opacos, ressecados e sem brilho são muito comuns depois de passar por uma descoloração. Uma saída para minimizar esses danos é optar por um descolorante sem amônia.

 

Para que serve o pó descolorante?

O pó descolorante é utilizado por todos que querem atingir um tom de cabelo mais claro do que o seu tom de base.

Por exemplo, se os seus fios são escuros e você quer um visual com fios loiros, não há jeito de conseguir esse resultado sem antes descolorir os cabelos.

O pó descolorante pode ajudar a abrir a tonalidade das madeixas em até 9 tons da cor natural. Mas para que o produto entre em funcionamento, ele precisa ser combinado com água oxigenada.

É ela quem vai abrir as cutículas do cabelo, deixando o pó descolorante entrar e agir removendo a pigmentação natural dos fios.

 Atualmente, além da versão tradicional de pó descolorante, também é possível encontrar os produtos sem amônia ou Amônia Free, como também são conhecidos.

Esse tipo de pó descolorante promete causar menos danos aos cabelos, diminuindo o aspecto mal tratado que já é esperado após uma descoloração.

 

Pó descolorante X pó descolorante sem amônia

Como tudo na vida, também existem prós e contras para o uso de pós descolorantes com e sem amônia. Neste tópico, vamos mostrar as principais vantagens e desvantagens ao escolher entre um produto ou outro.

 

Descolorante com Amônia

A amônia é um poderoso agente descolorante, pois penetra nas cutículas dos fios mais facilmente, permitindo que a descoloração aconteça com mais rapidez.

Porém, é justamente essa rapidez que requer maior habilidade na aplicação do produto, para que o fio não fique mais claro do que o desejado, ou para que o produto não fique em contato com o cabelo mais tempo do que ele pode suportar.

Uma vantagem do descolorante com amônia é que a sua tonalidade azulada diminui as chances do cabelo ficar com reflexos alaranjados.

Mesmo assim, o processo de matização depois da coloração ainda é fortemente recomendado por profissionais para evitar tais reflexos.

Os descolorantes com amônia são mais indicados para pessoas com cabelos escuros e/ou virgens, ou até mesmo para quem tem os fios muito grossos, já que essas características costumam dificultar a descoloração.

 

Descolorante sem amônia

Clarear os cabelos com pó descolorante sem amônia é um processo menos agressivo para as madeixas. Isso porque, sem a amônia, o clareamento é mais ameno.

Em um produto Amônia Free, a descoloração é feita a base do agente peróxido de hidrogênio. Esse ativo tem ação mais lenta, o que permite maior controle sobre o clareamento durante a aplicação.

Se você for optar por descolorir o cabelo em casa, por exemplo, os pós sem amônia com certeza são os mais indicados.

Se bem que, para os profissionais, fazer uma descoloração sozinha nunca é recomendado, pois o risco de dar alguma coisa errada é grande.

Para quem já tem alguma intervenção química nos cabelos, como alisamentos, colorações ou descolorações anteriores, o pó sem amônia também é o mais recomendado.

Uma desvantagem deste agente é que o pó descolorante sem amônia não abre muito a tonalidade do cabelo, conseguindo clarear o fio em no máximo três tons. Isso quer dizer que se você quiser chegar ao loiro platinado, não vai conseguir com um produto sem amônia.

Para quem tem cabelo cacheado, mas quer clareá-lo, a indicação também é da versão sem amônia, para evitar alterar a estrutura dos fios.

 

Usando o descolorante sem amônia

Descolorir o cabelo sozinha nunca é recomendado, mas se você optou por fazer isso em casa, algumas dicas podem ser fundamentais para que você atinja o melhor resultado:

  • O primeiro passo é sempre fazer um teste de mecha para prevenir alergias. Essa etapa também é importante para testar se os seus fios estão preparados para suportar a ação dos descolorante sem ficarem elásticos ou quebradiços.
  • Não escolha uma água oxigenada com volume muito alto. Quanto maior o volume, maior será o dano ao seu cabelo.
  • Siga as orientações da embalagem do descolorante a risca, não deixando o produto em contato com o cabelo mais tempo do que o recomendado pelo fabricante.
  • Após descolorir os cabelos, siga um cronograma capilar com foco na reconstrução dos fios, para recuperar as proteínas perdidas com a química.

 

Melhores marcas de pó descolorante sem amônia

Na hora de escolher o pó descolorante sem amônia você vai encontrar uma infinidade de marcas no mercado. Entre os produtos mais conhecidos e confiáveis estão as versões Amônia Free das marcas Amend e Yamá.

 

Tratamento capilar após a descoloração sem amônia

Por mais que você opte por uma descoloração mais branda, isto é, escolhendo um produto sem amônia, ainda assim vai precisar tomar alguns cuidados com o tratamento dos cabelos após descolorir.

Existe uma série de hidratações caseiras que, se combinadas com cauterizações (descubra qual a melhor cauterização para cabelos loiros) ou selagens à base de queratina, podem recuperar a vitalidade dos seus fios.

 

Hidratação para o dia seguinte da descoloração

  • Máscara de tratamento Tarja Preta, Lola Cosmetics
  • Bepantol Derma
  • Ampola de queratina de sua preferência para reconstrução

 

Em um recipiente, coloque a quantidade de máscara adequada para o tamanho do seu cabelo. Acrescente 10 ml de Bepantol Derma e meia ampola de queratina de sua preferência.

Misture bem e aplique nos cabelos, massageando por dois minutos. Prenda os cabelos com uma touca plástica e deixe agir por pelo menos 30 minutos.

Em seguida, lave os cabelos normalmente, de preferência com shampoos e condicionadores sem sulfatos, silicone, corantes, parabenos e sal.

 

Cronograma de cuidados pós-descoloração

Hidratar o cabelo é muito importante, mas, quando fazemos uma descoloração, não é o suficiente para manter o cabelo saudável.

Outra dica bastante valiosa é evitar o uso de chapinha nos cabelos na primeira semana após descolori-los. O ideal é ir dando tempo para os fios voltarem à vida antes de agredi-los com o calor do aparelho.

Fazer uma umectação nos fios também é ideal para que eles recuperem o brilho e a maciez.  Neste artigo, ensinamos a fazer uma poderosa umectação com óleo de abóbora.

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *