Corte Bordado Funciona? Para quem é Indicado?

corte bordado funciona

Será que o corte bordado funciona de verdade? Pois, com tantas opções de tratamentos e cuidados capilares, a dúvida pode surgir em torno de algumas possibilidades. Afinal, todas elas prometem cabelos mais saudáveis e bonitos, sem especificar de fato os seus efeitos.

Desse modo, se você tem dúvidas acerca do corte bordado, acompanhe o nosso artigo e descubra se esta é uma boa opção para você. Pois somente assim você poderá decidir, de acordo com o seu tipo de cabelo, se vale à pena e se funciona esta técnica de corte capilar.

 

O que é corte bordado?

O corte bordado nada mais é do que uma técnica de corte que tem como objetivo eliminar todas as pontas duplas e quebradas. Ou seja, você cortará praticamente “fio por fio” a fim de eliminar todos os fios que estão danificados nas pontas.

E somente as pontas: o corte bordado não irá retirar os fios longos que estejam fracos… Ele apenas irá aparar as pontinhas que possam estar muito quebradiças, ressecadas ou com aquele “pontinho branco”.

Esse corte é essencial para quem busca um crescimento capilar mais saudável. Afinal, quando as pontas não são tratadas, os nossos cabelos tendem a “estacionar” o crescimento, dificultando o “projeto Rapunzel” de muitas mulheres.

 

Corte bordado funciona?

Sim! O corte bordado funciona, pois ele irá eliminar todas as pontas danificadas do cabelo, deixando-o mais forte e saudável. Além disso, o seu crescimento será melhorado, pois as pontas quebradiças não impedirão que o comprimento “saia do lugar”.

Ou seja, pontas saudáveis é igual a crescimento notável e saudável. Além de o fio todo em si ficar mais bonito, forte e macio.

 

Como é feito o corte bordado?

Existem duas formas de fazer o corte bordado, e tudo dependerá do salão que você optar para técnica. Além disso, uma das opções poderá ser feita em casa, mas já tenha em mente que o processo pode ser bastante demorado.

 

Com máquina de corte

A máquina de corte bordado tem o formato parecido com o de uma chapinha, e as suas navalhas são responsáveis por cortar todas as pontinhas danificadas dos fios.

Acontece que, a mecha passa por dentro da máquina, formando uma “curvatura” na mecha. Essa curvatura é responsável por deixar à mostra todas as pontinhas do cabelo, no decorrer do comprimento.

É aí que entra a função da navalha: ela irá passar em todas essas pontas, aparando-as.

Mas para o procedimento funcionar, é preciso que os cabelos estejam super alisados e limpos. Ou seja, quando você for ao salão para fazer o corte estilo bordado, eles farão uma escova no seu cabelo e alisarão com a chapinha, diversas vezes. Até o seu cabelo atingir o aspecto de “liso escorrido”.

Somente assim a máquina de corte poderá atingir êxito no resultado, pois caso contrário os fios podem embolar e trancar na máquina.

Portanto, quem tem cabelos muito cacheados levará muito mais tempo para alisar, mas o efeito será satisfatório no fim.

 

Com tesoura

E por falar em levar tempo, o corte com a tesoura pode ser mais eficiente, porém, é muito mais demorado. Podendo ser feito em casa, os cabelos deverão também estar bem alisados. Caso contrário, muitas pontas deixarão de ser cortadas.

O procedimento é simples: você deverá “enrolar” pequenas mechas, mas sem apertar muito. O intuito é apenas deixar os fiozinhos curtos bem à mostra, a fim de cortá-los um por um.

Desse modo, segurando o “rolinho” na ponta da mecha, comece cortando as pontas duplas de cima para baixo.

Lembre-se de utilizar uma tesoura específica para cabelos, pois caso contrário o corte poderá dar margem para novas pontas duplas e triplas.

Tenha em mente que o procedimento será bem demorado, e que você precisa estar em um ambiente bem iluminado para conseguir eliminar o maior número de pontas duplas possíveis.

O efeito será notável: os seus cabelos ficarão muito mais saudáveis instantaneamente, além de o toque nas pontas ser muito mais macio e suave do que antes.

 

Para quem é indicado o corte bordado?

O corte bordado é indicado para qualquer tipo de cabelo, independente se é médio, curto ou longo. Além disso, não difere para cor ou textura, podendo ser feito em qualquer fio.

No entanto, é mais indicado ainda para quem está em busca de um crescimento capilar notável. Ou seja, se o seu intuito é fazer o seu cabelo crescer, o corte no estilo bordado sempre deverá ser o primeiro passo. Pois quando nossas pontas estão tratadas e livres da quebra, mais eficientemente o nosso cabelo cresce.

Afinal, muita gente que diz que “o cabelo nunca sai do lugar” na verdade não se atenta que para sair, as pontas precisam estar saudáveis.

Isto é, o cabelo até cresce os 1,25cm por mês, mas se as pontas quebram a mesma medida, ou você corta as pontas com elevada frequência, como será possível notar o crescimento?

Por isso é importante e super indicado esse corte para mulheres que sonham com o “cabelão”, mas nunca obtiveram êxito nesse objetivo.

E também, para todas aquelas que adoram manter os cabelos saudáveis e macios, obviamente.

 

Quanto tempo duram os benefícios?

Se você mantém um cronograma capilar regrado, com cuidados essenciais de nutrição, reconstrução e hidratação, o corte bordado poderá ser feito de 6 em 6 meses. Ou então, quando você começar a notar o aparecimento de novas pontas duplas e quebradas.

Em outras palavras, não podemos afirmar exatamente um tempo para a duração dos benefícios. Tudo sempre dependerá do modo que você cuida dos seus fios, da sua alimentação, etc. Além disso, cada cabelo demonstra aspectos singulares, podendo ser mais frágeis que outros.

Desse modo, observe sempre os seus fios, veja se o crescimento está acontecendo.

 Também é indicado que você faça algum tratamento de fortalecimento para o seu cabelo, como, por exemplo, o botox capilar.

Assim você garante que os resultados do corte bordado se manterão por um bom tempo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *