Como Usar Queratina Líquida

como usar queratina líquida

 

Aprender como usar queratina líquida é muito importante para quem está dando os primeiros passos no cronograma capilar. Afinal, ela é responsável por reconstruir os fios, dos mais danificados aos mais hidratados.

Sem esse procedimento, torna-se difícil conquistar cabelos fortes e resistentes. Considerando que a nossa massa capilar é formada de queratina, fazer essa reposição regularmente é muito importante. E é por essa razão que montamos o guia de hoje: nele você aprenderá para que serve e como usar queratina líquida em casa.

 

Para que serve a queratina líquida?

Como mencionamos anteriormente, os nossos fios têm a sua massa formada a partir da queratina. Porém, com o passar do tempo, eles vão enfraquecendo, devido a fatores externos (sol, poluição, umidade, ferramentas de calor como chapinha e secador), e fatores químicos (como coloração, alisamento, selagem, etc).

Desse modo, os nossos fios vão ficando cada vez mais finos no comprimento, até chegar às pontas, completamente ralos e com quebra. E isso pode piorar: esse processo de enfraquecimento causa pontas duplas, frizz, volume e porosidade.

Por esse motivo é importante aprender a utilizar a queratina líquida: pois é ela quem tratará todos esses efeitos nocivos do ambiente sobre o cabelo. Servindo, desse modo, como uma reconstrução poderosa e essencial para cabelos saudáveis, fortes e resistentes.

 

Passo a passo de como usar queratina líquida

Agora é o momento de aprender a como usar queratina líquida em casa e usufruir dos benefícios desta reconstrução indispensável. Veja a seguir:

 

Preparação

Primeiramente você precisará lavar bem os fios, para eliminar toda a oleosidade e poluição que possa estar “impregnado”. Para isso, utilize um shampoo antirresíduo para um resultado mais satisfatório.

Em seguida, seque um pouco os fios, com o auxílio de uma toalha macia. Não esfregue para secar! Pois isso apenas prejudicará os cabelos.

Retirando o excesso de água, penteie com cuidado para não quebrar os fios, visto que eles ficam mais frágeis quando estão molhados.

 

Aplicação

Separe o cabelo em 6 grandes mechas, e borrife a queratina líquida mecha por mecha, massageando de cima para baixo. Certifique-se de que o produto chegou a todos os fios, para uma reconstrução completa.

Em seguida, aplique uma máscara hidratante (própria para cauterização) por cima, como se estivesse “envelopando” os cabelos. Isso fará com que o mesmo absorva melhor a queratina, além de hidratar ao mesmo tempo. Porém, não exagere na quantidade! Para não pesar os fios.

Desse modo, procure utilizar aqueles cremes de tratamento mais “líquidos” e molezinhos, para não pesar tanto os fios.

Envolva os cabelos em uma toalha quente ou em uma touca térmica, deixando os produtos agirem por 10 minutos.

Em seguida, enxágue para retirar o excesso de produtos dos cabelos.

 

Secador e chapinha

Agora chegou o momento de potencializar o efeito da queratina líquida, com o auxílio do calor. Porém, lembre-se de proteger sempre os fios com um termoativado de qualidade, ok?

Feita essa proteção, seque todo o comprimento dos cabelos, com a temperatura morna do secador. Sempre de cima para baixo, escovando bem.

Essa etapa pode ser um pouco mais demorada, por conta da queratina ainda presente nos fios. Mas é totalmente natural o cabelo demorar para secar, e você precisará de paciência e tempo.

Somente parta para a chapinha quando sentir que os seus fios estão realmente secos. Caso contrário, você poderá correr o risco de “cozinhar” o cabelo.

Assim que secou bem, passe a prancha apenas uma ou duas vezes, mecha por mecha. Evite fazer pausas durante a passada com a prancha, pois poderá queimar os cabelos.

E pronto! Você acabou de aprender a usar queratina líquida e fez uma potente reconstrução nos fios – também conhecida como cauterização.

 

Pós-tratamento

Agora que os seus fios já estão protegidos e reconstruídos, você deve estar se perguntando quanto tempo precisa manter o produto nos cabelos, não é? Portanto, tente ficar até 48 horas sem lavar as madeixas. Isso fará com que a queratina líquida e os hidratantes sejam absorvidos ainda mais, e por mais tempo.

Quanto à reaplicação, como estamos tratando de um procedimento de tratamento profundo, você poderá fazer de 3 em 3 meses. Durante este período, sempre intercale as reconstruções capilares simples, com máscaras e produtos naturais.

 

Quem pode fazer cauterização capilar?

O tratamento com a queratina líquida é recomendado para todos os tipos de cabelos, independente da cor e da definição. Ou seja, qualquer pessoa pode fazer! Mas é claro que ela é recomendada para quem esteja com os fios mais fracos e danificados, já que estamos tratando de uma reconstrução profunda.

Por exemplo, a cauterização é altamente recomendada para:

  1. Quem quer fazer uma reposição de massa urgente, para recuperar a elasticidade dos fios e evitar as pontas duplas.
  2. Para quem sofreu corte químico e quer começar o tratamento de recuperação da fibra capilar.
  3. Para quem está no dia da reconstrução capilar do seu cronograma e deseja fazer uma reposição de massa mais potente do que as que você usa costumeiramente.
  4. Para quem está sofrendo com muito frizz, fios porosos e sem vida, pois a queratina restaura a fibra capilar, devolvendo a vitalidade dos cabelos.

Em suma, a cauterização pode ser feita por qualquer pessoa, com qualquer tipo de cabelo. E a frequência de aplicação será a mesma: de 3 em 3 meses.

 

Cuidado com o excesso de queratina

Apesar de ser um tratamento super importante para os fios, é necessária cautela em sua aplicação. A queratina em excesso faz com que os cabelos fiquem duros, pesados, sem balanço e, até mesmo, quebrem.

É por essa razão que se recomenda fazer essa potente reconstrução de 3 em 3 meses, apenas. Caso contrário, você poderá pesar demais os fios e desencadear o efeito rebote.

Agora que você já aprendeu a usar queratina líquida, é hora de pôr a mão na massa e cuidar de seus cabelos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *