Como Hidratar Cabelos Cacheados

como hidratar cabelos cacheados

 

Saber como hidratar cabelos cacheados da forma correta é muito importante para manter os cachinhos sempre definidos e macios. Ainda mais que, este tipo de cabelo requer cuidados especiais, pois os nutrientes e até mesmo a oleosidade natural tende a ficar “presa” na raiz, sem “escorrer” para o comprimento.

É por essa razão que é tão importante cuidar dos fios de uma maneira diferente dos cuidados com os cabelos lisos. No nosso guia abaixo, te ensinaremos passo a passo como fazer as melhores máscaras caseiras, e como hidratar cabelos cacheados em casa. Acompanhe:

 

Melhores máscaras caseiras

Antes de qualquer coisa, você precisará escolher uma máscara de hidratação que supra as necessidades dos seus fios. Ou seja, existem aquelas específicas para fortalecer, amaciar, tirar o frizz, fazer uma leve selagem, etc.

Para cada objetivo, uma máscara caseira específica. Veja as opções e escolha a melhor para os seus fios:

 

Hidratação com efeito de selagem

A hidratação com efeito de selagem tem o poder de fechar bem as cutículas dos fios, deixando-os mais hidratados e brilhantes por mais tempo. Para isso, prepare a seguinte receita:

Ingredientes:

  • 4 colheres de sopa de vinagre de maça;
  • 4 colheres de sopa da “baba” da babosa;
  • 1 colher de óleo de coco.

Modo de preparo:

  • Basta misturar todos os ingredientes no liquidificador, até formar um gel homogêneo. Reserve para a sua hidratação.

 

Hidratação com efeito de reconstrução

Unir o poder da hidratação com a força da reconstrução deixará os seus cachos ainda mais definidos e fortes. Para isso, basta preparar a máscara da seguinte maneira:

Ingredientes:

  • 1 ovo;
  • 3 colheres de máscara hidratante de sua preferência.

Modo de preparo:

  • Basta misturar bem os dois ingredientes e reservar para a sua hidratação.

 

Hidratação que elimina o frizz

Para quem quer eliminar o frizz e hidratar os fios ao mesmo tempo, esta pode ser uma ótima opção.

Ingredientes:

  • 5 colheres de sopa de óleo vegetal (coco, azeite de oliva extra virgem);
  • 2 colheres de sopa máscara hidratante;
  • 1 colher de sopa da baba da babosa.

Modo de preparo:

  • Misture bem todos os ingredientes, até formar um creme homogêneo. Reserve para a hidratação.

 

Hidratação que dá definição e brilho aos cachos

Se você busca um brilho espelhado e definição aos cachos, pode se engajar em uma hidratação com mel e iogurte. Veja a receita:

Ingredientes:

  • 1 iogurte natural;
  • 3 colheres de sopa de mel.

Modo de preparo:

  • Misture bem os dois ingredientes, até formar um creme bem homogêneo. Reserve para a sua hidratação mais tarde.

 

Hidratação para acabar com pontas duplas e quebradas

Se os seus fios estão quebradiços e fracos nas pontas, que tal hidratar com uma dose a mais de proteína? Para isso, faça a seguinte receita:

Ingredientes:

  • 2 ovos batidos;
  • 2 colheres de sopa de mel;
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva.

Modo de preparo:

  • Misture bem todos os ingredientes. Caso fique muito “aguado”, acrescente um pouquinho da máscara hidratante que você tem em casa, e reserve.

 

Como hidratar cabelos cacheados

Agora que você já conheceu as melhores máscaras caseiras, é chegado o momento de aprender a como hidratar cabelos cacheados. Para isso, escolha a melhor mistura para o seu objetivo e mãos a obra:

 

Lavar os fios

O processo de hidratação começa bem antes da aplicação do produto, obviamente. Principalmente quando estamos tratando de fios cacheados.

Desse modo, lave os fios delicadamente, com um shampoo próprio para cachos. Lembre-se de passar o produto apenas na raiz, fazendo uma quantidade razoável de espuma. Quando for enxaguar, essa espuma se encarregará de limpar o comprimento dos fios. Ou seja, não pode aplicar shampoo no comprimento, ok?

Outro ponto importante na hora de lavar é a temperatura da água. Mantenha-a sempre morna ou fria, a fim de evitar a oleosidade nos cabelos.

 

Aplicar o hidratante

Agora que os seus fios já estão limpos, é chegado o momento de aplicar o hidratante de sua preferência.

Inicialmente, retire o excesso de água dos fios, com uma toalha de algodão. Secar os cabelos com tecido de algodão evita que os mesmos quebrem e fiquem muito arrepiados.

Feito isso, penteie os cabelos com um pente de madeira e de dentes largos. Os dentes estreitos podem “desmanchar” os cachinhos, além de aumentar o volume dos fios.

Em seguida, divida o cabelo em pequenas mechas, e aplique o hidratante que você escolheu sempre de cima para baixo. Mantenha uma distância de 10 cm da raiz, para evitar que os fios pesem e fiquem oleosos.

Depois é só envolver os cabelos em uma toalha quente ou em uma touca térmica.

 

Cuidados pós-hidratação

Aguarde 30 a 40 minutos e enxágue com água fria novamente.

Finalize penteando com o pente de madeira largo e deixe o cabelo secar naturalmente.

Enquanto os fios ainda estiverem úmidos, “amasse-os” de vez em quando, para que a definição dos cachos seja potencializada.

Assim que secarem bem, aplique um bom finalizador e restaurador de pontas, amassando novamente todo o comprimento dos fios.

E pronto! Os seus fios estarão super hidratados, macios e definidos.

 

A frequência das hidratações

Mais importante do que saber como hidratar cabelos cacheados, é saber a frequência deste procedimento. Ou seja, não adianta você simplesmente fazer a hidratação uma vez por mês e esperar que o resultado seja satisfatório, ok? É preciso manter uma regularidade.

E, mais do que isso, é preciso criar uma rotina que abranja nutrição, hidratação e reconstrução, a fim de manter o cabelo saudável como um todo.

E isso vale principalmente para os cabelos cacheados! Já que os mesmos tendem a ter mais dificuldades de manter a hidratação.

Portanto, procure fazer de duas a três hidratações semanais. E, nesse meio tempo, intercale reconstruções de 20 em 20 dias e nutrições de 15 em 15. Certamente seguindo essas dicas você terá os cabelos cacheados super definidos, fortes e saudáveis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *