As 6 Melhores Dicas Naturais de Como Evitar a Queda de Cabelo

como evitar a queda de cabelo

 

Saber como evitar a queda de cabelo é o primeiro passo para quem está sofrendo com esse mal, ou está em busca de fios mais fortes e resistentes. Com inúmeras causas, a queda pode ser tanto a partir da raiz do fio, quanto a partir da quebra das fibras capilares. Para cada caso, é necessário alguns tipos de tratamentos diferentes.

No entanto, a grande maioria dos problemas de queda capilar é proveniente do enfraquecimento da raiz. Desse modo, é importante você aprender a cuidar do seu couro cabeludo e da raiz dos seus cabelos para evitar o problema.

 

Como evitar a queda de cabelo

Abaixo lhe ensinaremos como evitar a queda de cabelo com cuidados simples e práticos que você pode fazer em casa.

 

Cuide da sua alimentação

A primeira – e mais importante – consideração que você precisa ter em mente é que os seus fios sempre serão reflexos da sua alimentação. Quando não nos alimentamos bem, ou ainda, quando incluímos alimentos “ruins” em nossa dieta, o nosso cabelo sente.

Ele sente, pois estará recebendo menos vitaminas e minerais que são essenciais para o seu crescimento saudável. Se você quer evitar a queda de cabelo, comece incluindo na sua alimentação:

  • Alimentos ricos em vitamina A: como a gema do ovo, manga, cenoura, mamão, espinafre e óleos de peixes. Esses alimentos aumentarão a força dos fios, além de acelerar o crescimento capilar.
  • Alimentos ricos em vitamina C: laranja, morango, tangerina, acerola, pimentão, etc. Esses alimentos são desintoxicantes, o que mantém as toxinas longe da raiz dos cabelos. E essas toxinas, por sua vez, são grandes causadoras da queda capilar.
  • Alimentos com as vitaminas do complexo B: feijão, espinafre, leite, ovos, carne vermelha, vegetais verdes, etc. Todos esses alimentos são responsáveis por formar a massa capilar, além de fortalecer o bulbo e acelerar o crescimento do cabelo.
  • Proteínas vegetais: arroz, feijão, quinoa, chia, ervilha, lentilha. As proteínas vegetais são as que fortalecem o fio de cabelo, deixando-os mais resistentes e com uma melhor elasticidade (diminuindo a queda devido à quebra).

 

Beba bastante líquido

Outra forma de evitar a queda de cabelo é bebendo bastante líquido ao longo do dia. Principalmente água pura! Afinal, assim o nosso corpo consegue filtrar e expulsar mais facilmente toxinas que atrapalham a saúde da pele e dos cabelos.

Procure incluir pelo menos 2.5 litros de água por dia, ou então, beba 1.5 l de água mais 1 litro do seu chá favorito. Para evitar a queda capilar, indicamos ainda que você beba o chá verde, por ser um ótimo desintoxicante que mantém a saúde dos cabelos mais estável.

 

Lave bem a raiz dos fios

Essa dica pode parecer um pouco estranha, mas você sabia que a grande maioria das pessoas sofrem com a queda capilar, simplesmente por não lavar bem a raiz dos fios? E, como consequência, o nosso cabelo irá ter mais oleosidade e impurezas no couro cabeludo.

E são essas impurezas e essa oleosidade que obstruem os poros do couro cabeludo. Essa obstrução impede o crescimento saudável dos fios, já que as fibras capilares terão que fazer muito mais “força” para crescer, e não dão conta.

A obstrução também causa a falta de oxigenação na região da raiz, impedindo que nutrientes essenciais cheguem aos cabelos. Provocando a queda.

Para evitar a queda de cabelo devido a problemas na raiz, procure fazer uma leve esfoliação com azeite de oliva e açúcar de 30 em 30 dias. Assim você eliminará células mortas e excesso de oleosidade, deixando o caminho “livre” para o crescimento saudável. Além de massagear bem o couro cabeludo, durante o banho.

 

Não durma com os cabelos molhados

Outro grande erro de quem sofre com a queda capilar é dormir com os fios molhados. Afinal, a raiz fica extremamente úmida, e por muito tempo. Como consequência, bactérias e fungos se proliferam na região, obstruindo os poros e causando a queda de cabelo.

Além disso, amarrar e prender os fios molhados também é capaz de causar a mesma consequência. Portanto, cuidado! Sempre antes de dormir ou amarrar os cabelos, certifique-se que a nuca esta bem seca na raiz. Essa é a região que mais demora para secar, e se ela estiver úmida, seque antes de deitar ou amarrar!

Assim os fios terão mais força para crescer de forma saudável e resistente.

 

Pratique exercícios regularmente

Outro fator que pode te ajudar muito a como evitar a queda de cabelo é praticar exercícios regularmente. Afinal, a prática de exercício acelera a nossa circulação sanguínea, o que faz com que mais nutrientes e vitaminas cheguem mais rapidamente na raiz dos fios.

Como consequência você terá um cabelo mais forte, resistente e livre da queda.

 

Monte um cronograma capilar

Não basta cuidar de dentro para fora dos cabelos. É preciso cuidar de fora para dentro também! E sabe por quê? Porque o nosso cabelo só é “vivo” na raiz. Ou seja, é só a raiz que recebe os nutrientes e vitaminas que vêm do nosso corpo e da nossa alimentação.

O comprimento do cabelo, no entanto, é “morto”, o que significa que a sua força está nos nutrientes que ele absorveu quando estava lá na raiz. Por esse motivo, é imprescindível montar um bom cronograma capilar que supra todas as necessidades dos seus cabelos. Para isso, considere que:

  • Você precisa fazer nutrições de 15 em 15 dias para: repor nutrientes e lipídios que o comprimento dos fios perde diariamente.
  • Você precisa de hidratações 2 vezes por semana para: repor a água nos fios, e vitaminas essenciais para maciez, força, brilho e sedosidade.
  • Você precisa fazer reconstruções de 20 em 20 dias para: repor a massa de queratina que os fios tendem a perder por conta do tempo, aparelhos quentes, sol, etc. Essa reconstrução garantirá que os fios não quebrem, deixando-os mais fortes e a queda diminuirá expressivamente.

 

Descobrindo a causa da queda

Por fim, é imprescindível que você reconheça a causa da queda de cabelo para buscar a solução correta. Ou seja, se mesmo depois de seguir todas essas dicas, os seus fios ainda caírem, busque ajuda profissional! Pois pode se tratar de questões hormonais ou deficiência na absorção de vitaminas.

Além disso, se a causa for a quebra, foque no seu cronograma e em reconstrutores capilares, a fim de repor a massa e diminuir a queda pela partição do fio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *