Como Diminuir a Oleosidade do Cabelo

como diminuir a oleosidade do cabelo

Você sabe como diminuir a oleosidade do cabelo de uma forma mais natural?

Com apenas algumas mudanças nos cuidados diários você já poderá notar uma diminuição expressiva da oleosidade nos fios.

E para isso, montamos o nosso guia de hoje com dicas importantes para quem sofre com este incômodo e quer acabar de vez com a oleosidade capilar.

Acompanhe nosso artigo e comece hoje mesmo a eliminar o excesso de óleo nos cabelos.

 

Como diminuir a oleosidade do cabelo

Temperatura da água

O primeiro ponto que você precisa observar é a temperatura da água na hora de lavar os cabelos. Isso porque quanto mais quente, mais estimulado fica o nosso couro cabeludo.

E o que acontece? Essa estimulação faz com que as glândulas sebáceas trabalhem mais. Ou seja, o seu cabelo “produzirá” mais sebo, naturalmente.

Desse modo, procure sempre lavar os cabelos com água morna para fria. Se possível, sempre termine as lavagens com um jato frio, a fim de “acalmar” as glândulas e evitar que o excesso de óleo seja produzido.

 

Cuidados com o secador e a chapinha

Do mesmo modo que ocorre com a água quente, os aparelhos que esquentam os fios são responsáveis por provocar uma maior produção de óleo. Principalmente quando usados com frequência.

No entanto, entre a chapinha e o secador, o mais prejudicial ainda será o secador. Afinal, ele entra diretamente em contato com o couro cabeludo, estimulando o sebo.

Sendo assim, procure evitar utilizar com tanta frequência esses aparelhos e, quanto utilizar, proteja os fios com um termoativado e use a opção “morna” do secador, mantendo uma distância de pelo menos 10 cm.

 

A frequência das lavagens

Muita gente se engana pensando que quanto mais lavamos os cabelos, menos oleosos eles ficarão. O que não é verdade!

Na realidade, ocorre o efeito contrário: quanto mais lavamos, mais o couro cabeludo produz sebo para “compensar” o que foi perdido.

Dessa maneira, se você costuma lavar os cabelos todos os dias, experimente lavar um dia sim e no outro não. Nas primeiras vezes os fios irão parecer bem pesados e oleosos. Porém, com o passar do tempo, o corpo começará a equilibrar essa produção, diminuindo expressivamente o óleo nos cabelos.

 

Cuide da alimentação

Outro fator que influencia diretamente na saúde e na aparência dos nossos fios, é a nossa alimentação. Ela é capaz de manter os cabelos fortes, hidratados e saudáveis. Como também é capaz de estimular a “secura” no couro ou o excesso de oleosidade.

Para evitar que os fios fiquem pesados com frequência, procure evitar alimentos muito gordurosos, como frituras, por exemplo. Além disso, evite o excesso de proteína animal, pois ela é responsável por intensificar o sebo nos cabelos.

Outro ponto que você deverá evitar são os alimentos com muito sódio: massas industrializadas, sucos de caixa, refrigerante, etc. O sódio, assim como a proteína animal, “trabalha” diretamente em nossas glândulas sebáceas. Além de que, o excesso de ambos pode provocar uma “intoxicação”. Essas toxinas, por sua vez, desencadeiam a queda e o enfraquecimento capilar.

E é por essa razão que beber água também é muito importante! Pois é ela quem auxilia o nosso organismo na tarefa de eliminar toxinas e radicais livres. Assim, nossos cabelos ficam consequentemente mais fortes, saudáveis e com a oleosidade equilibrada.

 

Evite passar as mãos nos cabelos

Muitos encaram este cacoete como um charme a mais, porém, ele é responsável por acelerar o processo de produção de óleo nos fios. E, além disso, você ainda estará passando o “óleo” e sujeiras das mãos, para os fios. Deixando-os pesados, opacos, sem balanço e com aspecto de sujo.

Portanto, cuidado! Evite ao máximo ficar mexendo nos cabelos. E isso vale para o momento de secar e fazer chapinha: sempre toque os fios com o auxílio de um pente, e nunca com as mãos. Quanto menos contato das mãos nos cabelos, menos oleoso ele ficará, acredite.

 

Cuidados com as hidratações

Todo mundo sabe que as hidratações são essenciais para manter a vitalidade e a saúde dos nossos cabelos em dia. Além disso, sem hidratação o cabelo enfraquece, não cresce e fica opaco e poroso. Mas, como diminuir a oleosidade do cabelo sem pesar com a hidratação?

Afinal, quando estamos cuidando de fios com tendência a oleosidade, é necessário certo cuidado no momento de hidratar. Ou seja, tem que cuidar com o excesso! E nunca, em hipótese alguma, aplique a máscara hidratante próximo da raiz.

E o mesmo vale para os condicionadores capilares: condicionador e máscara de tratamento devem ser aplicadas da altura das orelhas para baixo. Nunca próximo da raiz! Quanto mais perto da raiz, mais rápido o cabelo ficará oleoso.

Em outras palavras, a hidratação é essencial e não pode ser dispensada (afinal, cabelo oleoso não é o mesmo que cabelo hidratado, ok?), apenas cuide na hora de aplicar, para não carregar a raiz.

 

Faça umectações regulares

Se você quer aprender a como diminuir a oleosidade do cabelo, precisa aprender a fazer umectações. Mesmo que quem tem os cabelos oleosos tenha tendência a ter certo preconceito com as umectações. Afinal, elas são feitas a partir da aplicação de óleos vegetais nos cabelos (inclusive na raiz).

Acontece que, ao contrário do que se pensa, as umectações são responsáveis por diminuir a oleosidade dos cabelos. E isso ocorre graças a capacidade que os óleos vegetais tem de equilibrar a produção de sebo no couro cabeludo.

Ou seja, os seus fios ficarão nutridos, macios, e com a oleosidade equilibrada. Para isso, procure fazer umectações de 15 em 15 dias, pelo menos. E lembre-se de passar bastante óleo na raiz, a fim de o efeito ser mais duradouro.

 

Não esfregue o couro cabeludo

Por fim, uma das dicas mais importantes de como diminuir a oleosidade do cabelo: não esfregue o couro cabeludo! E isso vale para o momento de lavar e cuidar com umectação, por exemplo.

Pois, apesar de os dois procedimentos eliminarem as sujeiras e a oleosidade, quando há muito atrito no couro cabeludo, o que acontece? As glândulas são mais uma vez estimuladas.

Desse modo, quando for lavar ou aplicar óleos vegetais na raiz, faça isso suavemente, sem apertar ou esfregar com força. Afinal, o seu cabelo não precisa ser esfregado com força para ser bem cuidado! A delicadeza, no que tange aos tratamentos capilares, é o grande segredo.

 

Seguindo essas dicas, certamente você notará fios mais bonitos e com a oleosidade equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *