Com Quantos Anos Pode Fazer Selagem no Cabelo?

 

Se você está se perguntando com quantos anos pode fazer selagem no cabelo, saiba que não existe uma resposta única para essa questão. Além disso, antes de tudo, é preciso entender o que é o processo de selagem capilar e quais são os seus benefícios.

O tratamento conhecido como selagem dos cabelos é feito exclusivamente à base de queratina e indicado para recuperar os fios danificados por processos químicos, como alisamentos, relaxamentos e colorações.

Por essa razão, a selagem não exige uma idade mínima para ser realizada, mas sim uma condição: que os fios estejam danificados por algum dos processos químicos citados e precisando de um cuidado intensivo.

Hoje sabemos que, infelizmente, não é raro ver crianças ainda pequenas sendo submetidas a alisamentos executados por maus profissionais e com produtos sem qualidade. Com isso, é provável que ainda na infância uma criança já tenha experimentado diversos procedimentos químicos responsáveis por comprometer a saúde dos fios ou por resultar até mesmo no traumático corte químico.

Para esses casos, a selagem pode sim ser um tratamento indicado, pois o único objetivo deste tratamento é cuidar dos cabelos, recuperando o seu aspecto saudável. Sempre consulte um profissional para descobrir qual o tratamento mais indicado para cada caso.

 

Como funciona a selagem no cabelo

O método de selagem capilar tem como principal objetivo devolver a vitalidade ao cabelo, repondo substâncias necessárias para a composição do fio, como a queratina, e que são perdidas após colorações, escovas progressivas e qualquer tipo de processo químico.

A selagem é feita nos cabelos limpos apenas com shampoo, para que as cutículas fiquem abertas e assim o produto possa penetrar na fibra capilar. Após aplicar o produto em todas as mechas, é necessário escovar os cabelos com ajuda de um secador e, por fim, passar a chapinha.

O calor desse aparelho é que vai ajudar que a selagem seja concluída. O ideal é que os cabelos não sejam lavados por pelo menos 48 horas para que a absorção do produto seja completa.

 

Selagem capilar é alisamento?

É muito comum que a selagem capilar seja confundida com algum tipo de alisamento ou escova progressiva. Isso porque a selagem tem a função de fechar as cutículas do cabelo, trazendo brilho, maciez e nutrindo o cabelo fragilizado. Esse processo acaba por contribuir para diminuir o frizz e o volume dos cabelos, mas não irá alisá-los e nem mudar a sua estrutura.

Porém, também não é raro encontrar profissionais que oferecem o procedimento à base de queratina associado com alguma substância com propriedades alisantes, como formaldeído ou poliformol, chamando-o de selagem capilar.

Se a sua intenção não é alisar o cabelo da criança, mantendo a beleza natural própria de cada tipo de cabelo, fuja desses processos e de profissionais que não são transparentes com relação aos produtos utilizados.

Para não ter nenhum tipo de dúvida, peça para ler o rótulo do produto que será utilizado nos cabelos da criança. Se além da queratina houver a presença de nomes como formol, tioglicolato de amônio, etalonamina ou semelhantes, há grandes chances de que o cabelo vai ser alisado no final do processo.

Outra dica fundamental é checar se a criança não é alérgica a nenhum dos componentes do produto e não permitir que nenhuma fórmula seja aplicada sem que o profissional em questão faça antes um teste de mechas.

Se o seu objetivo é apenas hidratar os fios cacheados da criança, sem fazer qualquer tipo de alisamento, aprenda a como fazer uma hidratação em cabelos cacheados.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *